quinta-feira, 25 de junho de 2009

Nota de esclarecimento

Fundação Cultural de Joinville
e
Associação Cultural
Festival Mix Brasil de Cinema e Vídeo


Em virtude de comentários realizados a respeito da campanha do Festival Mix Brasil de Cinema e Vídeo, evento que integra a Semana da Diversidade de Joinville, a Fundação Cultural de Joinville vem a público informar que esta é uma criação nacional e que em momento algum tem como objetivo ofender aos cidadãos.

Como o próprio mote – impresso nos panfletos e cartazes – a campanha parte do conceito “O QUE É ESTRANHO PARA VOCÊ?”. O trabalho feito pela agência da Associação Cultural Festival Mix Brasil de Cinema e Vídeo, em São Paulo, é reconhecido como uma obra de arte e seu papel é justamente o de provocar a reflexão sobre as diferenças e a diversidade, jamais excluir ou prejudicar. Assim, dentro de um conceito artístico, a figura feminina que aparece na campanha, não necessariamente é o de uma mulher.

Para se ter idéia da projeção deste trabalho no Brasil, e na América Latina, basta informar que o catálogo oficial do Festival Mix Brasil de Cinema e Vídeo – feito com a mesma imagem – tem como patrocinadores a Petrobras, a Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual (CADS), a Prefeitura da Cidade de São Paulo e o Governo Federal.

O Festival Mix – com esta mesma campanha publicitária - também recebe apoio cultural da Fundação Clóvis Salgado (Palácio das Artes), Governo de Minas, Secretaria de Cultura da Cidade de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura (SP), Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania (SP), Governo do Estado de SP, Ministério da Cultura/ Lei Rouanet, Sesc SP.

No apoio institucional do evento estão, por exemplo, a Embaixada de Israel, o Museu de Arte Moderna (MAM/SP), o Museu da Imagem e do Som (SP), o Consulado Geral da Suíça em SP, o Centro da Cultura Judaica, o Instuto Goeth (SP), a Embaixada da Espanha no Brasil e o Centro Cultural da Juventude.

Entre os parceiros do evento estão empresas como TeleImage e entre os Promotores a Rede Globo de Televisão e Jornalismo e o provedor UOL.

Em Joinville a campanha de rádio e televisão conta com patrocínio do grupo RBS por meio da Itapema FM.

A Fundação Cultural de Joinville, a Organização Nacional do Mix Brasil e as entidades envolvidas na organização da Semana Diversidade Joinville não entendem que um trabalho reconhecido nacional e internacionalmente ainda cause esse “estranhamento em Joinville”, o que reforça, ainda mais, a importância da Semana da Diversidade e o papel do Mix em Joinville.


Nota distribuída pela Assessoria de Comunicação da Fundação Cultural de Joinville.

Nenhum comentário: